Buscar
  • Esther Alcântara

Extra! Extra! Nova coletânea de escritoras sendo organizada. Participem, mulheres!


A MULHER E O LIVRO - Uma relação em prosa e verso


Onde essa relação começa? Para onde leva ou pode levar? Qual a potência do livro como instrumento de luta e resistência para a mulher?


A Carpe Librum Editora pergunta e as escritoras respondem, em PROSA OU POESIA.


Para as mulheres, a relação com o livro começou cheia de dificuldades - para não dizer impedimentos -, pois eles a princípio lhes eram proibidos, depois controlados, numa relação direta com a educação, que, num passado não muito distante, "não era coisa de mulher". 

Por exemplo: minha mãe, nascida em 1929, contava que teve de insistir e se empenhar muito para estudar, pois o pai era contra; para ele não fazia sentido uma mulher estudar. Então, para que livros? Não bastava à sua filha ler a Bíblia? Ou, quem sabe, limitar-se a folhetins, livros "para mulheres", fotonovelas... Todas nós, certamente, temos uma história para contar a respeito. Ou já contamos em um poema, em um conto, em uma crônica... Eu mesma escrevi vários poemas e alguns contos que citam ou têm como tema minha relação, ou a de outras mulheres, com os livros.

Hoje vemos uma crise em grandes livrarias,  mas é preciso ter claro que não se trata de uma crise realmente editorial, muito menos uma crise literária. Quem escreve continua escrevendo! E quanto a nós, mulheres? Temos escrito mais - ou assumido mais nossa verve literária; temos ampliado nosso espaço no mercado editorial: temos produzido incríveis obras literárias. Ressalte-se, aqui, a importância de nossa união para esse avanço e, em especial, a importância dos coletivos de mulheres escritoras. Mas isso é só o começo. Precisamos prosseguir nessa luta, entendendo que o livro é um incrível espaço de voz!

A Carpe Librum é gerida por uma mulher (eu) que revela sua paixão pelos livros já desde a escolha do nome ("Carpe Librum", do latim = aproveite, desfrute o livro). Por saber que essa paixão é comum a todas nós, mulheres escritoras, bem como por entender o livro como espaço de luta e resistência, é que me veio a ideia e o desejo de produzir uma antologia que fale dessa nossa relação com livros, num momento em que se faz tão relevante essa pauta. Porque precisamos focar no livro como objeto importante a nos potencializar para derrubar muros e transformar mundos. 

É necessário que, como leitoras e escritoras, assumamos a força de nossas palavras, de nossa literatura, entendendo a leitura e a escrita com seu papel instigador e (trans)formador, sendo o livro, assim, a um só tempo arma e escudo a nosso dispor.

O tema pode ser abordado de forma livre, sendo alusivo à própria vivência e/ou a de outras mulheres, reais ou fictícias. 

Que nosso encantamento pelos livros e por nós mesmas, mulheres livros, nos inspire!

DETALHES DA EDIÇÃO

A obra se dividirá em POESIA e PROSA, num único volume, do seguinte modo:

          50 autoras de poesia e 50 autoras de prosa, sendo duas páginas por autora.

          A mesma escritora poderá participar com prosa e poesia, se desejar, tendo direito então a 4 paginas (duas em cada seção)

PRAZO DE INSCRIÇÃO: de 18.01.2019 a 10.02.2019

Para participar, solicite o regulamento* por e-mail, colocando no assunto COLETÂNEA A MULHER E O LIVRO: contato@carpelibrum.com.br .

23 visualizações
  • Facebook Carpe Librum Editora
  • Instagram Carpe Librum Editora
Carpe Librum Editora